VISITA 5 – DIA 17/09/2022

Sábado, dia 17, o programa Diálogos visita novamente a casa de Jucélia. Após algumas conversas por mensagem e mais testes no kit mobiliário por parte da família, foram definidos alguns layouts mais interessantes. A partir deles foram montados modelos 3D pelo sketchup para serem mostrados aos moradores. A quinta visita foi marcada para um sábado de forma que Jucélia e Ailton pudessem estar presentes para finalizarmos os últimos detalhes do projeto em conjunto.

Trabalhamos especialmente em cima de uma configuração de cômodos que foi enviada pelo casal por último, era a que melhor atendia suas vontades e necessidades. No encontro passamos por alguns outros modelos, baseados em outros testes, mas a família realmente preferiu a configuração mais recente. Nesse layout os 3 quartos foram levados para a parede oposta de onde estavam sendo testados posteriormente, de forma a possibilitar abertura de janela em todos eles. A sala ficou voltada para a fachada da rua, de forma que Ailton abre mão da varanda e contenta-se com uma janela grande que dá vista para a rua, que sempre foi seu principal desejo. Em relação ao banheiro, sugerimos uma pequena mudança, tendo sido movido para a lateral cuja abertura de janelas é complicada devido à vizinha, propusemos, para evitar possíveis imprevistos, um recuo, de forma que a janela fosse aberta dentro de seu próprio lote, o casal ficou muito satisfeito com a solução. Ailton também nos mostrou que já se encarregou de colocar um pilar na região de encontro de vigas que o engenheiro havia sugerido, nos dando mais confiança para fecharmos o projeto final.

Discutimos um pouco sobre localização das aberturas, possíveis disposições dos móveis, tamanho dos cômodos e fomos ajustando esses pequenos detalhes, que foram poucos. Por fim, ficou decidida a configuração final. A família se mostrou empolgada e feliz com o resultado, passamos algumas orientações para o momento de obra, como a possibilidade de se criar paredes externas duplas, deixando um vão de pelo menos 5cm a fim de evitar mofo caso vizinhos subam paredes, também chamamos a atenção para a importância de planejar bem o telhado, com calhas e rufos bem feitos para evitar infiltrações. As telhas são de zinco e serão mantidas, então orientamos deixar algum vão entre forro e telhado a fim de melhorar o conforto térmico, Ailton nos disse que isso aconteceria e que planeja inclusive colocar uma manta acústica para isolar o barulho excessivo durante as chuvas. Também conversamos sobre o drywall, material que a família escolheu usar para as paredes divisórias da casa, lembrando-os que nas áreas molhadas o material precisa ser especial para receber umidade. Ailton nos disse que possui algumas placas cimentícias, que planeja usar nas paredes que receberam água.

Com o projeto final escolhido, nos comprometemos de produzir plantas e imagens 3D para entregar a eles e combinamos de manter contato durante o processo de construção, para acompanharmos também a obra. Ailton, como pedreiro, brincou que nos colocaria para ajudar na construção, o que nos fez imediatamente transformar brincadeira em realidade e nos dispor a participar e ajudar no processo de construção, inclusive como mão de obra. Assim, existe agora a possibilidade de planejamento de mutirões de construção ao longo do processo.

Estavam presentes nesse dia:
André Soares (Doutorando)
Danielle Cunha (Mestranda)
Elena Carneiro (Bolsista)
Larissa Rovadoschi (Bolsista)

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora